grenha

eu...

27 maio 2004

campeões da europa...

finalmente está a bater...

o fcp é campeão europeu... acabei de vêr na cnn... só pode ser verdade...

tal como à um ano, vi o jogo nas docas... no mesmo restaurante, e sentado aproximadamente no mesmo sítio...
à minha volta, os três companheiros do ano passado lá estavam, o grande mestre (este ano já sabia quem eram os nossos), a mascote (bem haja pedro pela companhia em quase todos os jogos) e o nito (um lagarto no reino do dragão - aquele com quem vi todos os jogos da fase final a eliminar, um deles ao vivo na visita ao dragão para ver os galácticos do manchester united)...
além destes, tive ainda o previlegio de contar com a presença de mais três portistas... o cão (o terceiro do trio de magníficos que fez quase 700 km para vêr a inauguração do estádio do dragão em jogos internacionais), o cachorro e o bogas... e ainda o andré, que no ano passado se tinha baldado, o filipe, um amigo do bogas benfiquista ex anti-portista que, julgo, se rendeu às evidências e esteve à altura e o engº rocha, amigo do mestre que se juntou à festa, cujas preferências clubísticas permanecem desconhecidas...

10 amigos numa boa mesa a ver, mal, um jogo de futebol fantástico, que mostrou a maior beleza que o futebol tem... 4 portistas, 4 benfiquistas, um belenense e um sem clube a torcerem por uma vitória que, a acontecer, seria nacional...

falta dizer que alguns (muitos) fizeram falta por não estarem presentes... particularmente o dave, actualmente meu colega de despesas de alojamento e amigo de longa data que também viu alguns dos jogos desta campanha a meu lado, bem como o john (oi para os amigos) e a susana, sua (quase) mulher, e uma das únicas portistas que tenho o privilégio de conhecer, que estiveram para ir mas acabaram por não aparecer devido a afazeres diversos...
last but not least, a lena, minha namorada e companheira de sacrifícios nos últimos três anos que, mais uma vez, não pôde estar presente... desta vez trocou-me por um dentista velhote...
uma palavra ainda para aqueles outros que, mais à distância, estiveram presentes antes, durante e depois por telemóvel - a praga do século - mas que nos aproxima daqueles que por uma ou outra razão se encontram geograficamente distantes... destes particularmente o meu pai, que na solidão de ser o único lá em casa que nos dias que correm é portista e liga qualquer coisa que seja à bola, ainda teve garra e energia para ir buzinar e festejar para o centro de famalicão...

mais tarde, após a primeira grande explosão de alegria - e depois de a razão se sobrepôr ao coração impedindo-me de me dirigis à av. dos aliados e ao estádio do dragão - ao telemóvel com o meu pai pela primeira vez festejei nas ruas de lisboa um título do porto... e que título... somos campeões europeus...

duas surpresas... a quantidade de gente que nesta cidade é do porto e que saíu à rua para festejar, e os poucos, mas bons, benfiquistas e sportinguistas que, bem identificados, se juntaram à festa trazendo um colorido especial que só melhorou a noite... particularmente para estes últimos, um grande saravá...

inacreditável... do marquês à sede do porto na capital - na av. da república - um cortejo incessante de alguns (pareciam muitos) milhares de adeptos azuis e brancos... nunca imaginei algo assim...

e foi assim que se fechou a noite...

acordei de manhã rouco e adoentado, a ver pela tv a equipe a ser recebida no estádio por largos milhares de adeptos loucos de alegria que tinham aguentado mais de dez horas... sim, dez horas para receber os seus mais recentes heróis... inacreditável...

afinal... acho que ainda não estou em mim...