grenha

eu...

05 outubro 2006

netcabo... qual é a novidade...?

é uma crónica longa, mas julgo que vale a pena... quem já não passou por uma situação destas?

o inferno, por eduardo prado coelho
in publico, 28 Set 2006

vou contar tudo desde o princípio. anteontem fiz a minha crónica habitual e preparei-me, como faço há vários anos, para mandar tudo pela internet. é só carregar, e limpinho! e então apareceu uma indicação a dizer que não estava ligado à internet. como é que estas coisas acontecem é para mim um mistério. na véspera estava tudo bem e alguns demónios introduzem-se no meu computador e produzem uma incompreensível desordem. de manhã, mesmo ao raiar da aurora, já nada era como dantes. a gente começa a carregar teclas e as coisas só ntendem a piorar. pavoroso.

mas no meu caderninho dedicado a todos os endereços do mundo encontrei netcabo - apoio ao cliente. tinha depois um daqueles sistemas em que se a gente quer fazer uma assinatura carrega um, se quer apoio técnico carrega dois, etc. passei para o apoio técnico e, se bem me lembro, foi aí que encontrei mais uma indicação que dizia que se eu estava no norte devia carregar um, se estava no centro devia carregar dois, se estava no sul devia carregar três, o que fiz. resultou. apareceu um senhor que perguntou o meu nome, o meu número de cliente, e o seu interesse por mim foi crescendo: quis saber a morada, o número do bilhete de identidade, embora as medidas da cinturatenham ficadocertamente para mais tarde (também não são grande coisa). depois desta identificação rigorosa, perguntou-me qual era o meu problema: expliquei-lhe que estava sem internet, e então ele recomendou-me aquela receita mágica que consiste em desligar os cabos sucessivamente e por vezes colocar a ponta que estava de um lado no outro. tentou que eu desligasse o modem da electricidade, mas expliquei-lhe que não conseguia: só desfazendo o modem ou arrancando um pedaço da parede.

foi nessa altura que quis saber qual era o meu tipo de modem, que cor tinha (é cremezinho encardido), se era quadrado ou rectangular e que números tinha na parte debaixo. lá tentei debruçar-me sobre as entranhas do bicho e recitar um certo número de números e letras. concluiu o senhor que aquilo ultrapassava o seu âmbito de competência e que era melhor que me enviasse m um técnico, o que só poderia ser feito no system care. lá fui e apareceu um novo senhor, cujo nome me comunicou, e fez todas as perguntas que o anterior tinha feito. Chegou depois à conclusão de que era preciso fazer um certo tipo de operações:vai à maçã, carrega localização, aí aparecem preferências do sistema, escolhe essa opção, depois vê o seu ip (aqui a minha alma arrepanhou-se). mas consegui. nessa altura o senhor verificou que a minha zona estava em manutençao da internet e só hoje poderia ter qualquer conclusão. hoje telefonei e recomeçámos: todas as perguntas, todas as opções possíveis, até que ao cabo de hora e meia o telefone, já exausto como eu, desligou-se. liguei de novo para o system care, mas apareceu agora um outro senhor e preparava-se já para a mesma odisseia quando lhe disse o nome do senhor anterior e disse que era com ele que pretendia falar. disse-me que não podia fazer transferências. expliquei-lhe que não tinha mais hora e meia para passar com ele. respondeu: então, quando tiver tempo, telefone. tempo não tinha, mas arranjara tema para a crónica.