grenha

eu...

31 outubro 2006

futebolês...

na semana em que passa o primeiro terço do campeonato, após defrontar os três principais adversários, dois deles fora de casa, o meu fcp é já lider isolado do campeonato com dois pontinhos de vantagem... poucos mas, espero, suficientes para não mais largar a liderança até final...

acresce ainda que benfica, braga e sporting vão ter que se defrontar nesta primeira volta, pelo que vão necessariamente perder pontos entre si...

com a polémica instalada já desde antes do início do jogo do passado sábado, não resisto a citar o jorge maia n'o jogo de hoje:

"na mesma semana em que foram tornadas públicas – e não desmentidas - mais algumas gravações de chamadas realizadas por josé veiga para pinto de sousa a pedir determinados favores de um determinado árbitro para os jogos do estoril, o agora responsável pelo futebol do benfica festejou o segundo golo dos encarnados no dragão dirigindo gestos obscenos para a bancada. ficamos a saber de quem fala luís filipe vieira quando diz que há dirigentes que estão a mais no futebol. já agora, quando for embora, faça como naquele anúncio: vá pelos seus dedos."

e mai'nada

25 outubro 2006

...tenho dito

jorge maia in "o jogo", 25 Outubro 2006

"já lá vão quatro clássicos entre o fc porto e osporting desde que paulo bento sucedeu a josé peseiro à frente da equipa de alvalade e o sporting ainda não ganhou nenhum. empatou dois e perdeu outros dois, mas pelo discurso do técnico merecia ter ganho todos. ainda por cima, chove sempre que saímos de casa sem guarda-chuva. o mundo é terrívelmente injusto."

24 outubro 2006

viva o benfica... e o inginheiro do penta...

muito interessante...

josé manuel ribeiro in "o jogo" de 24 de outubro

a) luís filipe vieira põe as fichas todas no "apito dourado";
b) o treinador do benfica trabalhou três épocas no fc porto;
c) o treinador do benfica esperava expulsões no jogo que antecede o confronto com a antiga equipa.

a pergunta. por que razão não vai fernando santos à judiciária prestar depoimento e explicar três coisas:

a) o que o fez recear as expulsões;
b) se o que insinua lhe vem da experiência vivida no fc porto, foi assim ou não que ganhou o único título nacional da sua carreira;
c) a ser verdade, como raio arranjou maneira de perder dois campeonatos?

16 outubro 2006

why the chicken cross the road...???

porque é que o frango atravessa a estrada? várias respostas a esta mesma pergunta...

manelinho, 8 anos, 3º ano do ensino básico
- porque queria ir para o outro lado...

moisés, +/- 1500 ac
- e Deus desceu dos céus e disse ao frango: "atravessa a estrada". e o frango atravessou a estrada, e todos se regozijaram e louvaram o senhor...

buda, 563-483 ac
- a pergunta é uma negação da própria natureza do frango...

platão, 423-347 ac
- porque ia em busca do bem...

aristóteles, 384-322 ac
- está na natureza dos frangos atravessar a estrada.

descartes, 1596-1650
- de o frango atravessa a estrada, logo existe.

darwin, 1809-1882
- ao longo da evolução, a acção da selecção naturalsobre os frangos, favoreceu os mais aptos a atravessar a estrada, de forma que só esses sobreviveram.

marx, 1818-1883
- era uma inevitabilidade histórica.

freud, 1856-1939
- a preocupação com o motivo que levou o frango a atravessar a estrada, revela um recalcamento da libido ao nível do subconsciente, possivelmente associado à insegurança sexual originada pelo receio de tendências homossexuais latentes.

einstein, 1879-1955
- se o frango atravessou a estrada ou se a estrada se deslocou sob o frango, depende do ponto de vista do observador.

martin luther king, 1929-1968
- vejo um mundo no qual todos os frangos serão livres para atravessar a estrada sem que sejam questionados os seus motivos. eu tenho um sonho!

neil armstrong, 1930-???
- foi um pequeno passo para o frango, mas um grande passo para os galinácios.

pinto da costa, ???-???
- o facto do frango ter atrabessado a estrada à bista de toda a gente, e só o senhôr árbitro é que não terá bisto, é mais uma proba de como as arbitragens bão mal em portugal.

jardim gonçalves, 1935-???
- o que é que o frango andava a fazer na rua em vez de estar a trabalhar?

noticiário da tvi, 1994-???
- não perca, já a seguir: sinistralidade na estrada - mais uma vítima mortal! frango na miséria morre em circunstâncias suspeitas ao tentar emigrar em condições degradantes, para berma oposta a uma churrascaria! tudo no tvi jornal às 20h!

administrador...

uma empresa entendeu que estava na hora de mudar o estilo de gestão e contratou um novo director geral. este veio determinado a agitar as bases e tornar a empresa mais produtiva.

no primeiro dia, acompanhado dos principais directores, fez uma inspecção a toda a empresa. no armazém todos estavam a trabalhar, mas um rapaz novo estava encostado à parede com as mãos nos bolsos. vendo uma boa oportunidade de demonstrar a sua nova filosofia de trabalho, o novo director geral perguntou ao rapaz:
- quanto é que ganha por mês?
- trezentos euros, porquê? - respondeu o rapaz sem saber do que se tratava.

o administrador tirou os 300 euros do bolso e deu-os ao rapaz, dizendo:
- aqui está o seu salário deste mês. agora desapareça e não volte nunca mais! esta empresa não tem lugar para si!
o rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas. o administrador então, encheu o peito, e orgulhoso da sua atitude que serviria de exemplo, pergunta ao grupo de operários:
- algum de vocês sabe o que este sujeito fazia aqui?
- sim senhor - responderam admirados os operários.
- veio entregar uma pizza...

"há pessoas que desejam tanto mandar, que se esquecem de pensar"

15 outubro 2006

portugal vale a pena...

nicolau santos, director-adjunto do jornal expresso in revista exportar

eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da união europeia.

eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.
mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados. e que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual
você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.

e que tem um dos melhores sistemas de multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na alemanha, inglaterra ou estados unidos. que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da europa (três bancos nos cinco primeiros).

eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. e que tem uma empresa que analisa o adn de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de
toda a europa por via informática.

eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.

eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a nasa ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas
portagensdas auto-estradas. ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.

e que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a agência espacial europeia. ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. e
que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

o leitor, possivelmente, não reconhece neste país aquele em que vive - portugal.

mas é verdade. tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, efacec, fepsa, ydreams, mobycomp, galp, sibs, bpi, bcp, totta, bes, cgd, stab vida, altitude software, primavera software, critical software, out systems, wedo, brisa, bial, grupo amorim, quinta do monte d'oiro, activespace technologies, deimos engenharia, lusospace, skysoft, space services. e, obviamente, portugal telecom inovação.

mas também dos grupos pestana, vila galé, porto bay, bes turismo e amorim turismo.

e depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no país, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas-mãe, como a siemens portugal, bosch, vulcano, alcatel, bp portugal, mcdonalds (que desenvolveu em portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

é este o país em que também vivemos.

é este o país de sucesso que convive com o país estatisticamente sempre na cauda da europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.

mas nós só falamos do país que está mal. daquele que não acompanhou o progresso. do que se atrasou em relação à média europeia.

está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. de nos orgulharmos disso. de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. e ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na
situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.

porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?

piadinha à gnr... em jeito de tributo...

Um tipo decide vender o carro e, como já é usual, utiliza o método de colocar um anúncio com o número de telemóvel no vidro traseiro do carro.

Dirige-se para o trabalho e conduz muito tranquilamente a 50Km/h.

De repente toca o telemóvel:

Bom dia, fala de uma unidade móvel da Brigada de Transito da G.N.R. E estamos atrás de si. O senhor não sabe que é proibido atender o telemóvel enquanto conduz?

Encoste por favor!

05 outubro 2006

netcabo... qual é a novidade...?

é uma crónica longa, mas julgo que vale a pena... quem já não passou por uma situação destas?

o inferno, por eduardo prado coelho
in publico, 28 Set 2006

vou contar tudo desde o princípio. anteontem fiz a minha crónica habitual e preparei-me, como faço há vários anos, para mandar tudo pela internet. é só carregar, e limpinho! e então apareceu uma indicação a dizer que não estava ligado à internet. como é que estas coisas acontecem é para mim um mistério. na véspera estava tudo bem e alguns demónios introduzem-se no meu computador e produzem uma incompreensível desordem. de manhã, mesmo ao raiar da aurora, já nada era como dantes. a gente começa a carregar teclas e as coisas só ntendem a piorar. pavoroso.

mas no meu caderninho dedicado a todos os endereços do mundo encontrei netcabo - apoio ao cliente. tinha depois um daqueles sistemas em que se a gente quer fazer uma assinatura carrega um, se quer apoio técnico carrega dois, etc. passei para o apoio técnico e, se bem me lembro, foi aí que encontrei mais uma indicação que dizia que se eu estava no norte devia carregar um, se estava no centro devia carregar dois, se estava no sul devia carregar três, o que fiz. resultou. apareceu um senhor que perguntou o meu nome, o meu número de cliente, e o seu interesse por mim foi crescendo: quis saber a morada, o número do bilhete de identidade, embora as medidas da cinturatenham ficadocertamente para mais tarde (também não são grande coisa). depois desta identificação rigorosa, perguntou-me qual era o meu problema: expliquei-lhe que estava sem internet, e então ele recomendou-me aquela receita mágica que consiste em desligar os cabos sucessivamente e por vezes colocar a ponta que estava de um lado no outro. tentou que eu desligasse o modem da electricidade, mas expliquei-lhe que não conseguia: só desfazendo o modem ou arrancando um pedaço da parede.

foi nessa altura que quis saber qual era o meu tipo de modem, que cor tinha (é cremezinho encardido), se era quadrado ou rectangular e que números tinha na parte debaixo. lá tentei debruçar-me sobre as entranhas do bicho e recitar um certo número de números e letras. concluiu o senhor que aquilo ultrapassava o seu âmbito de competência e que era melhor que me enviasse m um técnico, o que só poderia ser feito no system care. lá fui e apareceu um novo senhor, cujo nome me comunicou, e fez todas as perguntas que o anterior tinha feito. Chegou depois à conclusão de que era preciso fazer um certo tipo de operações:vai à maçã, carrega localização, aí aparecem preferências do sistema, escolhe essa opção, depois vê o seu ip (aqui a minha alma arrepanhou-se). mas consegui. nessa altura o senhor verificou que a minha zona estava em manutençao da internet e só hoje poderia ter qualquer conclusão. hoje telefonei e recomeçámos: todas as perguntas, todas as opções possíveis, até que ao cabo de hora e meia o telefone, já exausto como eu, desligou-se. liguei de novo para o system care, mas apareceu agora um outro senhor e preparava-se já para a mesma odisseia quando lhe disse o nome do senhor anterior e disse que era com ele que pretendia falar. disse-me que não podia fazer transferências. expliquei-lhe que não tinha mais hora e meia para passar com ele. respondeu: então, quando tiver tempo, telefone. tempo não tinha, mas arranjara tema para a crónica.